Vaporização da próstata com Greenlight Laser

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é um quadro caracterizado pelo aumento do volume prostático. Esse quadro ocorre com frequência na população masculina à medida que envelhecem. Por volta dos 40 anos de idade, aproximadamente 15-20% dos homens apresentam HPB, e este número aumenta progressivamente com a idade, sendo que aos 80 anos, 90% dos homens apresentarão o crescimento benigno da próstata. 

 

Como a próstata envolve a uretra (canal por onde sai a urina), o seu crescimento pode acarretar uma obstrução uretral e os pacientes com HPB podem apresentar sintomas como: jato urinário fraco, dificuldade de esvaziar a bexiga, esforço para urinar, necessidade de levantar à noite várias vezes para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ter urinado e gotejamento ao término da micção. 

 

A vaporização prostática com Greenlight Laser é uma das formas mais modernas para tratar cirurgicamente a HPB na atualidade. Este procedimento é realizado pela uretra, sem a necessidade de cortes, o que propicia ao paciente uma recuperação mais rápida e uma alta hospitalar precoce. O Dr. Rafael Rocha Vidal realizou a primeira vaporização prostática com Greenlight Laser executada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. O laser vaporiza o tecido prostático, criando um “túnel” no interior da próstata que permitirá ao paciente urinar normalmente após a realização da cirurgia.