Vasectomia

O que é Vasectomia?

A vasectomia é uma pequena cirurgia, com duração média de 20 minutos, feita com anestesia local,  realizada através de uma pequena incisão escrotal, por onde realizamos a ligadura  dos canais deferentes (canais que conduzem os espermatozoides dos testículos até o pênis).

A vasectomia é o método contraceptivo mais seguro da atualidade, não existindo nenhuma doença ou prejuízo do desempenho sexual associado ao procedimento. A única alteração causada pela vasectomia é a perda da capacidade de ter filhos por métodos convencionais. É permitido para homens com mais de 25 anos, ou que tenham tido mais de dois filhos, e desejam interromper sua funções do sistema reprodutor masculino.

 

Como é a recuperação após a cirurgia?

O tempo de recuperação é muito curto, após 24 horas o paciente já pode voltar às suas atividades habituais. As relações sexuais e atividades físicas podem ser reiniciadas 7 dias após a cirurgia (é importante destacar que o pênis é, de nenhuma forma, passivo de complicações, como órgão, desse procedimento), lembrando que numa fase inicial, aproximadamente 60-90 dias, os pacientes devem continuar com os mesmos cuidados para evitar filhos, até que tenha sido feito o espermograma (exame de análise do esperma) evidenciando azoospermia (ausência de espermatozoides).

 

Complicações e Riscos

A vasectomia é considerada um procedimento de pequeno porte e possui taxas de complicações muito baixas, sendo as mais comuns:

  • Dor na bolsa escrotal
  • Pequenos hematomas
  • Infecção na incisão

Grande parte das complicações são controladas com repouso, anti-inflamatórios e antibióticos.

 

Pode haver reversão natural?

Até 0,2% dos homens que passam por uma cirurgia de vasectomia podem apresentar uma reversão espontânea do fluxo de espermatozoides pelos ductos deferentes.

Esse acontecimento é raro, e mais frequente em pacientes que tiveram algum tipo de infecção no escroto após a vasectomia, o que favorece a aproximação das extremidades dos ductos deferentes e a recanalização.

 

Existe algum procedimento para reversão?

Embora a vasectomia seja considerada um procedimento definitivo, a reversão da vasectomia  é uma possibilidade, podendo ser realizada. O procedimento é feito com o uso de um microscópio para reconectar as extremidades seccionadas dos ductos do canal deferente. A taxa de sucesso da reversão é inversamente proporcional ao tempo de cirurgia. Ou seja, quanto mais tempo tiver transcorrido desde a vasectomia menor a chance da reversão ser eficaz.

Há ainda a possibilidade de usar técnicas de reprodução assistida, onde os espermatozoides são aspirados diretamente dos testículos e colocados em contato com o óvulo para que ocorra a fecundação.

 

Whatsapp